Carregando...
Colbeck Uniformes

Notícia

Como lavar o uniforme de trabalho?

19 | fevereiro
Como lavar o uniforme de trabalho?

A higienização da roupa de trabalho é um tema de grande importância, tanto para as empresas quanto para seus funcionários. Se você tem dúvidas sobre quem deve lavar o uniforme, chegou ao lugar certo.

Vale dizer que nem sempre o papel de limpeza será do usuário, visto que algumas profissões envolvem o contato com produtos químicos fortes

Para entender melhor essa questão, continue a leitura do nosso artigo!

Quem deve lavar o uniforme profissional?

Os cuidados gerais com a roupa de trabalho são de responsabilidade de seus usuários. Ou seja, é função dos colaboradores manter as peças limpas e em bom estado, independentemente do tipo de atividade que realizam.

A obrigação de lavar será do empregador somente nos casos em que a vestimenta for considerada um Equipamento de Proteção Individual (EPI). É o que ocorre, por exemplo, em hospitais, indústrias, centros cirúrgicos e laboratórios.

Alguns desses ambientes geram riscos ao colocar os funcionários em contato com substâncias perigosas. Assim, se os uniformes forem contaminados com algum produto tóxico, precisarão ser higienizados com fórmulas específicas.

A empresa pode lavar o uniforme em suas dependências ou em um local que presta serviços terceirizados. Dependendo do contaminante envolvido, é preciso respeitar a legislação ambiental ao descartar a água usada na limpeza das roupas.

Outro ponto importante, para qualquer tipo de vestimenta, é seguir as instruções de lavagem presentes na etiqueta. Esse cuidado vai preservar as características do tecido por mais tempo, evitando danos irreversíveis à peça.

Como deve ser esse processo?

Os uniformes não classificados como EPIs podem ser lavados pelos próprios usuários em suas casas. Cabe às empresas orientar seus funcionários sobre os cuidados necessários durante a higienização das peças.

Se a sujeira for apenas suor e poeira, é possível colocar a roupa direto na máquina. Já as vestimentas com acúmulo de algum resíduo, como terra ou outro material, precisam ficar de molho por algum tempo antes de irem para a máquina.

Ao deixar as peças mergulhadas em água por um tempo, fica mais fácil tirar a sujeira e evitar manchas permanentes. As recomendações do fabricante devem ser seguidas em todas as etapas: ao lavar, secar e passar as peças.

Lembrando que a imagem das vestimentas tem impacto direto na credibilidade da empresa. Portanto, seja com a limpeza a seco, seja com o método normal, o importante é lavar o uniforme de trabalho do jeito correto.

Você gosta de conteúdos como este? Assine a nossa newsletter e receba as próximas publicações em seu e-mail.

Compartilhe também: