x

Post

Dólmã: conheça todo o conforto, praticidade e proteção desse uniforme

 

“Dolmã” é uma palavra de origem turca e significa túnica. Mas o seu verdadeiro uso é na área gastronômica, como uniforme de chefs, mestres confeiteiros e padeiros.

A tradição teve início na Era Medieval, porém foi no século 18 que o chef francês Marie-Antoine (Antonin) Carême inovou a vestimenta e o chef Auguste Escoffier a consolidou, mostrando a importância do seu uso.

Com características únicas, esse fardamento é fabricado em variados tecidos, modelos masculinos e femininos, além de diferentes cores. O branco é o mais comum, porém você pode customizar para deixar alinhado com a identidade visual do seu restaurante.

Também é a peça principal para proteger os chefs e seus auxiliares. Além disso, quando os clientes observam os funcionários usando o dolmã, não têm dúvidas de que se trata de um estabelecimento organizado, confiável e seguro.

Ficou interessado em saber mais sobre esse uniforme de chef ? Então continue a leitura e descubra todas as suas vantagens.

 

Cinco principais vantagens de obter um dolmã para seus funcionários

Vantagem 1# Equipamento de Proteção Individual (EPI)

O dolmã é um uniforme feito exclusivamente para os profissionais da cozinha que estão expostos a chamas de fogões, óleo quente, chapas, grelhas e fornos com altas temperaturas. Por conta desses perigos, o dolmã é fundamental para evitar acidentes neste tipo de ambiente. 

Algumas características são essenciais para um bom dolmã:

  • mangas compridas, para manter os braços seguros

  • botões redondos e resistentes, dificultando a danificação por altas temperaturas

  • facilidade em vestir, para que seja facilmente removido caso aconteça algum acidente com líquidos quentes, evitando ferimentos

Quanto ao tecido desse uniforme, é utilizado o algodão, que contém uma textura mais grossa se comparado aos demais materiais. O algodão permite que o corpo “respire”, diminuindo a sensação de calor, principalmente quando falamos de trabalho na cozinha, onde os funcionários estão, na maior parte do tempo, lidando com altas temperaturas.

No entanto, sua principal característica é a capacidade de absorver líquidos quentes, retardando os efeitos na pele, diferentemente dos materiais sintéticos, que podem ter o efeito reverso. 

 

Vantagem 2# Credibilidade para o chef

O dolmã é um símbolo e a declaração de uma profissão que nem sempre é fácil, porém é extremamente bela e admirada. O ato de vestir o dolmã, para os chefs, simboliza honra, profissionalismo e paixão pela profissão.

Uma das curiosidades do dolmã que pode valorizar ainda mais a vestimenta é quando na gola da roupa há a bandeira de algum país, seja bordada ou um broche. Muitos podem já ter observado e considerado ser a nacionalidade do chef, porém, trata-se do domínio culinário da pessoa.

Por exemplo: um chef que tenha a bandeira do Brasil na gola do seu dolmã é especializado em culinária brasileira.

Considere essas vantagens como aspectos que fazem o cliente se sentir em um ambiente profissional, seguro e de alta qualidade gastronômica. Portanto, ter um dolmã personalizado com a logomarca do restaurante, além de um chef especializado na culinária praticada, pode ser um diferencial competitivo do seu negócio.

 

Vantagem 3# Durabilidade da vestimenta

Até este ponto, você já deve ter compreendido que o algodão é, sem dúvidas, o tecido mais resistente, além da sua facilidade de ser lavado. O dolmã de algodão, na cor branca, que normalmente absorve mais sujeira e manchas, deve ser lavado a 90 ºC. Já os coloridos devem ser lavados com cuidado para que não percam a cor e o tecido seja danificado.

Contudo, o algodão não é a única opção. É preciso conhecer bem cada tecido para identificar qual será o melhor para fazer os uniformes profissionais para os chefs. Por isso, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto:

Tecido 1# Terbrim

O terbrim é conhecido pela alta resistência e por ter um aspecto diferenciado, fashion e moderno. Sua composição é 67% poliéster e 33% algodão, garantindo durabilidade, facilidade na secagem, pois a chance de amassar é baixa, e conforto.

Além disso, apresenta baixo índice de encolhimento quando colocado em lavagem industrial. Também é referência no mercado na categoria de tecidos mistos e pode ser utilizado em calça, guarda-pó, macacão profissional e avental.

Tecido 2# Brim profissional

O brim profissional é feito de algodão, linho e fibra sintética, entre outros materiais. Por conta disso, ele é muito resistente. Esse tecido é indicado para atividades operacionais, industriais, gastronômicas, médicas e de construção civil.

É importante ressaltar que o brim oferece conforto, durabilidade, facilidade na lavagem e resistência a atrito. Essas características podem gerar economia para a empresa, que terá uniformes mais duradouros.

Tecido 3# Gabardine

O gabardine é utilizado exclusivamente na confecção de calça, guarda-pó e avental, uniformes para restaurante usados como vestimenta de chefs, garçons e atendentes.

Apresenta acabamento limpo, é resistente e duradouro. Torna-se mais brilhoso com o tempo e, como se trata de um tecido mais encorpado,  tem um excelente caimento. A sua composição é a mesma do terbrim: 67% poliéster e 33% algodão.

 

Vantagem 4# Conforto do funcionário

O conforto é um dos pontos mais importantes para que o funcionário desempenhe um bom trabalho. Portanto, é essencial, ao procurar por um dolmã, que este tenha um tecido macio e tenha sido pensado no trabalho do colaborador, para que ele possa desenvolver suas funções com total praticidade. 

A criação de um uniforme personalizado, desenvolvido com exclusividade para os seus colaboradores, pode ser um ponto-chave para a criação de um laço de confiança entre as partes. É fundamental que os funcionários sejam ouvidos para ajudar na escolha do fardamento adequado, pois eles sabem quais são suas necessidades durante o desenvolvimento do trabalho.

Neste sentido, o feedback da sua equipe será extremamente valorizado, pois a empresa estará prezando por proteção, conforto e produtividade. 

 

Vantagem 5# Produtividade no trabalho

Os trajes que não são fabricados dentro das normas de segurança acabam sendo desconfortáveis, pouco flexíveis e trazem riscos para a saúde do funcionário. Porém, com fardamentos feitos com os materiais certos, garante-se mais conforto e, consequentemente, produtividade.

Além disso, com o dolmã os profissionais de cozinha ficam mais confiantes em realizar seus pratos, desempenhando suas funções com mais agilidade e qualidade. Ou seja, os trajes são a combinação perfeita entre proteção, conforto e produtividade!

 

Os principais modelos de dolmãs 

Dolmã preto

 

 

Dolmã branco

Os modelos exemplificados nas imagens são de guarda-pó e dolmã para chefs e assistentes de cozinha. Mas não se esqueça de também garantir conforto e proteção para os funcionários que trabalham no salão do seu restaurante, oferecendo aventais feitos com tecidos apropriados.

Agora que você já sabe a importância do dolmã para o seu restaurante, basta conhecer a loja Colbeck para encontrar os uniformes ideais para a sua empresa!

 

Conheça a Colbeck 

A Colbeck é especialista na confecção de uniformes personalizados para empresas dos mais diversos segmentos e utiliza os melhores tecidos para uniformes profissionais disponíveis no mercado.

No setor de peças femininas, temos camisetas, camisete feminina, colete, guarda-pó, jaqueta, jaqueta leve, moletom e polo. As nossas peças masculinas são avental/envelope, calça, camisa brim, camisa social, camiseta, colete, esportivo, guarda-pó, jaqueta, jaqueta leve, macacão, moletom e polo.

A Colbeck atua no mercado há mais de 30 anos, oferecendo uniformes profissionais exclusivos e personalizados para cada parceiro.

Nosso processo de produção passa por um rigoroso controle de qualidade. Esses esforços, alinhados ao cuidado com conforto, beleza e, principalmente, estilo, garantem a entrega de produtos inovadores que contribuem para o fortalecimento da identidade e cultura das organizações.

Hoje, a empresa opera numa área de dois mil metros quadrados, com sessenta funcionários diretos e uma produção média de sete mil peças por mês, com uma carteira de mais de três mil clientes.

Além de transmitir a missão da empresa, as peças produzidas pela Colbeck também são elaboradas com estilo, adequando-se ao sentimento que o cliente deseja transmitir.

Clique abaixo para conferir os produtos do nosso catálogo!

Se você gostou deste conteúdo, confira outros que podem ser do seu interesse:

 


Newsletter