x

Fardamentos profissionais: vantagens e desvantagens do uso

Fardamentos profissionais: vantagens e desvantagens do uso

06/07/2018


Hoje em dia muito se fala sobre a valorização das diferenças no ambiente de trabalho, e as vantagens e desvantagens dos fardamentos profissionais são assuntos recorrentes.

Algumas empresas começaram a discutir as utilidades, questionando se valia realmente a pena adotar o fardamento, e de como isso afetava a produtividade.

Mas afinal, é vantajoso utilizar fardamentos profissionais?

Sim! Ainda é unânime a opção dos empresários e funcionários por uniformização.

Como um cartão de visita, o ambiente de trabalho em conjunto com sua equipe de funcionários é a primeira impressão que o cliente observará de você.

Os fardamentos são vantajosos tanto para os funcionários quanto para a empresa, com possibilidades reais no aumento do lucro e produtividade.

Você deve estar se questionando como isso influencia na produtividade, não é mesmo?

Vamos conferir!

Vantagem econômica do uso de uniformes

Pensado principalmente na padronização, organização e segurança de seus funcionários, os fardamentos profissionais tem como objetivo:

  • Facilitar a identificação dos colaboradores

  • Melhorar a gestão profissional

  • Otimizar o desenvolvimento das atividades de acordo com o uniforme adequado para cada área.

De forma indireta, os fardamentos também auxiliam na promoção visual e no marketing da empresa. A identidade da marca é facilmente detectada e memorizada com o ir e vir do funcionário, como uma mídia exterior.

Portanto, quando um possível cliente identifica sua empresa, ela entende sua preocupação e comprometimento com a gestão do negócio, aumentando a credibilidade em relação aos seus produtos e o potencial de compra.

Para o cliente, quanto maior a organização na gestão da empresa, maiores são as possibilidades de desenvolvimento de um bom projeto ou solução.

Os benefícios ofertados ao funcionário no uso dos fardamentos são diagnosticados na economia e minimização de gastos na compra de roupas formais ou acessórios de proteção que podem auxiliar na prática das suas atividades.

Mas é preciso ter cuidado até mesmo na utilização diária dos fardamentos, é imprescindível que eles estejam sempre limpos, alinhados, bem-passados, seguindo as noções de comprimento e tamanho de acordo com o padrão da empresa.

Ou seja, a uniformização não anula os cuidados com a imagem pessoal, pelo contrário, no momento em que a camisa da empresa é vestida você é representante dela, devendo estar sempre impecável.

Prós e contras dos fardamentos profissionais

Já vimos alguns fatores que beneficiam o uso do fardamento, mas que tal saber o que realmente implica na utilização do uniforme no dia a dia?

Contras:

  • Postura frente a empresa

Fora do ambiente de trabalho, o funcionário pode manter outra postura em relação aos conceitos da empresa. Isto implica na utilização do uniforme em ambientes festivos e descontraídos que podem causar uma imagem desagradável à marca.

É importante conversar com seus colaboradores e explicar quais são os valores do negócio e estabelecer algumas normas dentro do padrão de comportamento.

  • Uso indevido

Como vimos acima, a limpeza, alinhamento e personalização do uniforme deve ser de extrema importância.

Ao contrário, a imagem de organização pode ser facilmente abalada.  

  • Padroniza a diferença

Isso é uma meia verdade, visto que, a imagem pessoal difere da profissional; mesmo com o fardamento, o colaborador tem seu estilo próprio.

  • Fardamentos sem personalidade

Muitos se queixam de modelos sem graça e sem personalidade, mas isso pode ser facilmente modificado na contratação de empresas que tem como objetivo a personalização dos uniformes profissionais.

Prós:

  • Identidade visual

Toda empresa possui uma identidade própria como as cores, logotipo, imagens, design e personalização da loja física.

Ampliar essas referências aos uniformes garante personalização e propriedade da sua empresa, exibindo os conceitos e a visão da sua marca.

  • Diferencia da concorrência

A identidade visual o diferencia também dos seus concorrentes, um modelo personalizado de fardamento é um ponto positivo frente às outras empresas do mesmo setor.

  • Identificação

Fácil reconhecimento entre profissionais e clientes dentro da empresa. Clientes e fornecedores sentem-se mais seguros quando são atendidos por funcionários uniformizados.

  • Pertencimento

O fardamento e padronização permitem ao funcionário a ideia de inclusão no grupo de trabalho e pertencimento a missão da empresa.   

  • Economia de tempo e dinheiro

O funcionário tem a vantagem de não investir na compra de roupas formais e nem precisa perder tempo durante as manhãs escolhendo a vestimenta ideal.

  • Comentários e preconceitos

Evita comentários sobre o tipo de roupa do colega de profissão e preconceitos em torno do mesmo. (Infelizmente isso ainda acontece!)

  • Segurança

Os uniformes profissionais determinados para cada setor têm como característica a segurança nos tecidos e modelos que permitem proteção contra eventuais danos causados pelo ofício.

Podemos ver que os fatores positivos são muito maiores que os negativos, e de todo modo os contras podem ser facilmente modificados sob a comunição interna da companhia.

Os pontos citados são essenciais para o desenvolvimento da cultura e postura profissional da empresa, o que falta para você adaptar ao seu negócio?

Se você ainda está em dúvida, saiba que a empresa detém o poder de direção no ambiente de trabalho, ou seja, ele define, organiza e controla as atividade, dentre eles a adequação no padrão de vestimenta no ambiente profissional.

Saiba mais sobre essa regulamentação e legislação abaixo:

Regulamentação do uso de uniformes profissionais

Chamado de “direito de direção”, o empresário pode aplicar o uso de uniformes profissionais a todos os funcionários, mas essa ação deve estar formalmente explícita no contrato de trabalho e no momento da contratação.

Sem custos para o funcionário, a empresa deve arcar com todos os gastos referentes ao fardamento.

Se, por algum motivo, o uniforme não abrange toda vestimenta, como calçado ou calças, estes devem ser sugeridos superficialmente pela cor ou modelo para que o colaborador esteja à vontade para escolher entre os que já possui.

Como definir o melhor tipo de fardamento para sua empresa

Escolher entre os diversos modelos de fardamento existentes exige uma personalização das cores e design que representam a identidade visual do seu negócio.

Definir qual melhor tipo de uniforme de acordo com o setor que o funcionário exerce é fundamental, em alguns casos - como fardamento EPI’s - é necessário escolher também o melhor tipo de tecido e caimento.

Mas não se assuste, escolher o melhor tipo de fardamento pode parecer difícil mas essas dicas irão te ajudar na seleção do uniforme adequado:

  • Opte por cores neutras

Tecidos com cores vibrantes e escuras podem facilmente desbotar e contrastar com a logo da empresa, até mesmo chamando mais atenção do que a sua marca. Além de serem calorentas e pesadas, essas cores podem causar desconforto nos funcionários.

As cores neutras conferem elegância e sofisticação à padronização do fardamento.

  • Adequação ao tamanho do fardamento

Em geral, os uniformes devem ser discretos, cobrindo totalmente as partes do corpo que estejam acima da joelho e busto, não devendo ser justos e colados no corpo.

Para melhor adaptação dos funcionários, o ideal é solicitar todos os tamanhos disponíveis para ajuste da medida certa.  

  • Tipo de tecido

Escolha tecidos que possuem pouco índice de amarrotamento e que levem praticidade ao seu colaborador.

Os tecidos devem ser confortáveis para que não atrapalhem seu bem-estar e produtividade, já que passarão mais de oito horas com a roupa.

  •  Liste quais profissionais utilizarão

Definir quais serão os profissionais que utilizarão os fardamentos é essencial para escolher qual tipo de vestimenta será oferecida a cada um.

Agora ficou mais fácil definir qual o melhor fardamento para sua empresa! Se você quer conhecer modelos já disponíveis, conheça nossa linha de produtos Colbeck!

Produtos personalizados e de qualidade, conheça Colbeck!

A principal missão da nossa empresa é oferecer produtos de qualidade de acordo com a marca que sua empresa quer pôr no mundo, por isso, investimos nos melhores tecidos e uniformização personalizada para se adequar a necessidade de cada empreendimento.

Estamos há 30 anos no mercado, desenvolvendo soluções com base no conforto, responsabilidade e eficiência.

Traga seu projeto para gente e faça já seu orçamento!

Galeria de fotos

Newsletter