x

Post

Guia: tudo que você precisa saber sobre calças para trabalho pesado

Confira tudo sobre modelos de calça para trabalho pesado e a importância de escolher o material ideal para o seu funcionário se sentir confortável

Utilizar uniformes de qualidade é ideal para exercer as atividades do trabalho e para  desempenhar o exercício com segurança, conforto e qualidade.

 

Principalmente para quem trabalha em indústrias, construções civis e mecânicas, no qual precisam de um fardamento adequado, por ficarem expostos à radiação solar e a produtos químicos.

 

Cada peça deve ser pensada para beneficiar o funcionário, como uma camisa de manga longa ou curta, a depender da função, e calças para trabalho pesado, sendo uma das peças principais por conta da necessidade de mobilidade.

 

Se você ficou interessado em saber mais sobre esse tipo de uniforme que é importante para a segurança do seu colaborador e quais são as áreas de atuação que precisam de calças para trabalho pesado, continue a leitura.

Quais são as principais áreas que precisam de calças para trabalho pesado?

 

É muito comum ver funcionários exercendo seu trabalho sem um fardamento, o que é errado e ainda pode prejudicar tanto a saúde do colaborador, como dificultar o seu desempenho.

 

Ou seja, os dois lados são prejudicados pela negligência da empresa que não investiu em uniformes adequados para seus trabalhadores.

 

Sendo assim, escolher o tecido, a cor e o modelo é parte principal para fazer as calças para trabalho pesado. Portanto, confira abaixo as principais áreas que precisam de uniformes especializados.

 

Indústrias 

No setor industrial é constante a exposição a situações de perigo: alta temperatura, líquidos químicos, vapores de diferentes substâncias, riscos elétricos, mecânicos e térmicos, que podem pôr em risco o bem-estar do colaborador.

 

Portanto, usar uniformes industriais podem minimizar os riscos ou até mesmo eliminá-los, por isso é indicado usar tecidos anticorrosivos, antichamas, antiestática e com proteção ultravioleta (UV), tanto nas camisas quanto nas calças para trabalho pesado

 

É obrigação legal da empresa fornecer aos funcionários vestimentas adequadas, além de repor caso seja danificada por conta do trabalho.

Construção civil

Os pedreiros, armadores, pintores, betoneiros, carpinteiros, serventes, ajudantes de pedreiro, gesseiros e eletricistas são alguns dos operários que precisam de calças para trabalho pesado.

 

Por trabalharem debaixo do sol durante muito tempo, estão expostos aos raios UV, que prejudicam a pele causando queimaduras, insolação e até mesmo câncer de pele.

 

Portanto o mais indicado é que o fardamento seja feito de poliéster juntamente com algodão, formando assim o tecido ideal para proteger do sol e ajudar na redução da umidade. Outro detalhe importante é em relação à cor desse uniforme, que precisa ser escura (preto, vermelho-escuro e azul-escuro).

 

Mecânica

O manuseio de produtos químicos como óleos e graxas podem levar à irritação na pele, problemas respiratórios e até o desenvolvimento de câncer de pele. 

 

Por conta disso, o uso de uniformes é a melhor forma de proteger os funcionários e eliminar ou minimizar os acidentes, que podem causar problemas à saúde.

 

Neste caso, o uso de camisas de manga longa e calças para trabalho pesado é o ideal para manter a segurança do funcionário. Além disso, o tecido precisa ser resistente, durável e confortável para garantir melhor mobilidade.

 

[Plug-in Newsletter]

Qual a importância de usar calças adequadas para o trabalho?

Em 2017, foi aprovada a Reforma Trabalhista, divulgando as mudanças de leis e o acréscimo de algumas. A Reforma provocou uma modificação significativa na Consolidação das Leis do Trabalho (CTL).

 

Contudo, no fim das contas, as novas leis trouxeram benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

 

Confira abaixo as leis e os principais pontos positivos de utilizar uniformes:

Confiabilidade

 

A regulamentação do uso de uniforme, Lei nº 13.467/2017, afirma no art°.456 A Cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de empresas parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada.

 

Ou seja, o empregador tem direito a definir qual será o fardamento adequado para o seu funcionário. Portanto, é importante que a empresa preze pela qualidade das calças para trabalhadores para que eles fiquem protegidos e confortáveis.

 

Outro ponto é trazer a confiança dos funcionários com a empresa, pois estará disponibilizando um uniforme adequado para eles, que garanta a proteção e o cuidado, pensando na saúde e na segurança deles. 

Segurança

Art°.177 – Se as condições de ambiente se tornarem desconfortáveis, em virtude de instalações geradoras de frio ou de calor, será obrigatório o uso de vestimenta adequada para o trabalho em tais condições ou de capelas, anteparos, paredes duplas, isolamento térmico e recursos similares, de forma que os empregados fiquem protegidos contra as radiações térmicas.

 

As calças para trabalho pesado devem ser elaboradas de acordo como trabalho que o funcionário desempenha. Se o local de trabalho passar por mudanças que sejam de temperatura ou função, a calça deverá se adequar a essas mudanças.

 

Dessa maneira, evita-se  que o trabalhador fique desconfortável por utilizar um uniforme indicado para condições de trabalho diferente da sua. 

Higienização

Art° 456 A – Ao texto celetista, que passará a dispor que a higienização do uniforme é de responsabilidade do trabalhador, salvo nas hipóteses em que forem necessários procedimentos ou produtos diferentes dos utilizados para a higienização das vestimentas de uso comum.

 

A higienização da calça e de todo o uniforme é por conta do empregador, que ficará encarregado da limpeza do fardamento. Entretanto, se a roupa for danificada por conta do trabalho, o funcionário terá direito a um novo uniforme. 

 

Após saber um pouco sobre os pontos positivos e as leis sobre uniformes, está na hora de conhecer alguns modelos de calças para trabalho pesado.

 

Modelos de calças para trabalho pesado

Calça profissional

(Imagem da Colbeck)

 

A calça profissional possui cós e elástico e três bolsos chapados, sendo ideal para indústria, construção civil e mecânica. Além disso, o material utilizado para confecção é brim profissional, 100% de algodão para trazer mais conforto para o funcionário.

Calça resistente 

(Imagem da colbeck)

 

Essa calça possui cós, cordão e elástico, sem bolsos. Além do brim profissional, a peça de roupa tem diferentes tecidos que podem ser escolhidos pela empresa:

 

  • Gabardine: usado em calças, guarda-pó e avental, tem acabamento limpo, firme e duradouro. Sua composição é de 67% poliéster e 33% algodão;

  • Oxford: geralmente usado em guarda-pó e calça social, possui excelente toque e resistência, além de ser firme, maleável e leve. 100% poliéster;

  • Sarja: utilizado para calça, kaban e colete. É conhecido por ser macio, durável e confortável. 100% algodão;

  • Terbrim: usado para calça, guarda-pó e avental. O tecido oferece alta resistência, garantindo maior durabilidade do uniforme. Também é fácil de secar e passar, porque seu grau de amarrotamento é baixo. Sua composição é de 67% poliéster e 33% algodão.

 

Agora que aprendeu sobre as especificações de cada área, a importância e as leis de uniformes, além dos modelos de calças para trabalho pesado, o próximo passo é encontrar uma loja confiável para adquirir seu uniforme, portanto continue a leitura.

Ficou interessado? Conheça a Colbeck! 

A Colbeck é especialista na confecção de uniformes personalizados para empresas dos mais diversos segmentos e utiliza os melhores tecidos para uniformes profissionais disponíveis no mercado.

No setor de peças femininas, temos camisetas, camisete feminina, colete, guarda-pó, jaqueta, jaqueta leve, moletom e polo. As nossas peças masculinas são avental/envelope, calça, camisa brim, camisa social, camiseta, colete, esportivo, guarda-pó, jaqueta, jaqueta leve, macacão, moletom e polo.

A Colbeck atua no mercado há mais de 30 anos, oferecendo uniformes profissionais exclusivos e personalizados a cada parceiro.

Nosso processo de produção passa por um rigoroso controle de qualidade. Esses esforços, alinhados ao cuidado com o conforto, a beleza e, principalmente, o estilo dos uniformes que produzimos, garante a entrega de produtos inovadores, que contribuem para o fortalecimento da identidade e cultura das organizações.

Hoje, a empresa opera numa área de dois mil metros quadrados, com sessenta funcionários diretos e uma produção média de sete mil peças por mês, com uma carteira de mais de três mil clientes.

Além de transmitir a missão da empresa, as peças produzidas pela Colbeck também são elaboradas com muito estilo, adequando ao sentimento que o cliente deseja transmitir.

Se você gostou deste conteúdo, confira outros que podem ser do seu interesse:

 


Newsletter