x

Post

Tudo que você precisa saber sobre macacão profissional

 

 

O macacão profissional é um uniforme operacional feito para que o funcionário possa realizar o trabalho com mais segurança, qualidade e agilidade.

Essa vestimenta é indicada para trabalhadores de diversas áreas, como nos setores de manutenção, construção civil, mecânica, serviços de transporte, supermercados, indústrias alimentícias, laboratórios e indústrias farmacêuticas, entre outros.

Por conta do perigo de cada atividade efetuada pelos colaboradores, o macacão é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI), sendo essencial para proteger o cotidiano desses trabalhadores.

Portanto, é muito importante escolher o modelo e o material adequado para cada atividade.  Continue a leitura deste artigo, para descobrir mais sobre os tecidos, as vantagens e os modelos de macacão profissional.

Qual o tecido ideal para o macacão profissional?

Para escolher o modelo de macacão profissional ideal para a sua empresa, é preciso antes conhecer o tecido que mais se encaixa com o trabalho desempenhado pelo funcionário. Afinal, são os colaboradores que irão passar a maior parte do tempo vestidos com ele.

 Existe uma infinidade de opções quando se trata da escolha do tecido, desde as fibras naturais ou sintéticas, até tecidos leves ou mais resistentes. Essa variedade acontece, principalmente, quanto aos fardamentos para operários, que possuem características específicas.

 Com tantas opções de tecidos no mercado, separamos os principais que podem ser aplicados no macacão profissional.

Algodão

O algodão é feito a partir de fibras naturais e é o tecido mais confortável e fresco. Esse tecido tem a capacidade de absorver melhor a transpiração, o que permite a respiração da pele e ajuda a amenizar o calor. 

Outro motivo para o algodão ser tão procurado é a alta durabilidade, sendo ideal para os funcionários que trabalham realizando grande esforço físico, como operários, vendedores, representantes comerciais e profissionais da saúde, entre outros.

Poliéster

O poliéster é proveniente de fibras sintéticas e é conhecido por ser mais resistente. Por isso, esse material amassa com menos frequência e seca com mais facilidade após a lavagem. Além disso, ele possui um bom custo-benefício.

 As fibras de poliéster também podem ser misturadas com as fibras naturais para a produção de tecidos com propriedades de fibra sintéticas, ou seja, mais resistente e macio.

 

Tecido Terbrim

O Terbrim é conhecido pela alta resistência e por possuir aspecto diferenciado, fashion e moderno. Sua composição é de 67% poliéster e 33% algodão, garantindo durabilidade e facilidade na secagem, uma vez que a chance de amassar é baixíssima, sendo ideal para ambientes de trabalho por ser confortável.

 

Além disso, possui baixo índice de encolhimento quando colocado em lavagem industrial. Também é referência no mercado na categoria de tecidos mistos e pode ser utilizado em calça, guarda-pó, macacão profissional e avental.

Tecido brim profissional

O brim profissional é feito de algodão, linho e fibra sintética, entre outros. Por conta dessa composição, ele é muito resistente. Esse tecido é indicado para atividades operacionais, industriais e de construção civil.

 É importante ressaltar que o brim oferece conforto, durabilidade, facilidade na hora de lavar e resistência ao atrito, fatores que podem gerar economia ao obter um material mais duradouro. 

 Agora já sabe qual tecido escolher? Então, está na hora de saber qual a importância de investir em um macacão profissional para a sua empresa. 

Qual a importância de investir em macacão profissional?

De acordo com o art° 19 da Lei 8.213/91, acidente do trabalho é uma eventualidade de natureza física ou mental sofrida pelo colaborador, no exercício de suas tarefas laborais, provocando óbito, lesão corporal ou alguma deficiência motora que diminui o desempenho profissional de forma temporária ou permanente.

As leis feitas pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social mostram quais são os direitos dos colaboradores e regras que uma empresa deve seguir para evitar acidentes de trabalho, como os uniformes apropriados, ajudando assim a melhorar as condições de trabalho.

Portanto, investir em uniformes especializados significa seguir a lei e garantir a segurança dos colaboradores. 

Proteção

Proteger o colaborador é o principal objetivo do uso do macacão profissional. Eles servem para evitar acidentes de trabalho que podem trazer riscos à saúde do funcionário, em setores como:

  • Construção civil: por passarem tanto tempo embaixo do sol, sem a vestimenta adequada para protegê-los, os colaboradores podem ter insolação ou até mesmo câncer de pele, entre outros;

  • Indústrias: os operários trabalham em um ambiente cercado por produtos químicos, vapores de diferentes substâncias e altas temperaturas;

  • Mecânica: os mecânicos estão expostos a óleos e graxas que podem causar irritação na pele, problemas respiratórios e, até mesmo, o desenvolvimento de câncer de pele. 

Portanto, sem o uso do uniforme adequado, os funcionários estariam expostos a grandes perigos que poderiam afetar o bem-estar.

Confiança

A partir da criação de um uniforme idealizado para funcionário, é importante a empresa receber o feedback do colaborador em relação ao fardamento, para poderem criar um laço de confiança.

Até porque a empresa estará o ouvindo e prezando pela qualidade do uniforme, para que assim o servidor fique protegido, confortável e consiga ter mais produtividade.

Agilidade

Os trajes que não são fabricados dentro das normas de segurança acabam sendo desconfortáveis, pouco flexíveis e trazendo riscos para a saúde do funcionário. 

Além disso, com o macacão profissional, por exemplo, os profissionais perdem o medo e se sentem mais confiantes em realizar suas funções, o que traz agilidade para o  desempenho do seu trabalho. Ou seja, os trajes são a combinação perfeita de proteção, conforto e produtividade.

Agora que você aprendeu sobre os tecidos e a importância de usar uniforme adequado no trabalho, vamos conhecer os principais modelos de macacão profissional.

Modelos de macacão profissional

(imagens da colbeck)



 

O primeiro exemplo de macacão é utilizado principalmente na construção civil, por mecânicos; o segundo é um macacão especial, com faixas refletivas (opcional), manga longa removível. Ele é indicado para piloto agrícola e socorrista; o terceiro possui uma manga destacável, além de ser ideal para trabalho pesado, socorristas e indústrias.

 

É importante ver exemplos de modelos de vestimentas, para que você crie a ideia do que deseja aplicar na sua empresa.

 

Agora que aprendeu sobre os tecidos específicos para macacão profissional, a importância de usar uniforme no trabalho, além dos modelos de macacões, o próximo passo é encontrar uma loja confiável para adquirir seu uniforme. Portanto, continue a leitura.



Conheça a Colbeck 

A Colbeck é especialista na confecção de uniformes personalizados para empresas dos mais diversos segmentos e utiliza os melhores tecidos para uniformes profissionais disponíveis no mercado.

No setor de peças femininas, temos camisetas, camisete feminina, colete, guarda-pó, jaqueta, jaqueta leve, moletom e polo. As nossas peças masculinas são avental/envelope, calça, camisa brim, camisa social, camiseta, colete, esportivo, guarda-pó, jaqueta, jaqueta leve, macacão, moletom e polo.

A Colbeck atua no mercado há mais de 30 anos, oferecendo uniformes profissionais exclusivos e personalizados para cada parceiro.

Nosso processo de produção possui um rigoroso controle de qualidade. Esses esforços, alinhados ao cuidado com o conforto, beleza e, principalmente, estilo dos uniformes que produzimos, garantem a entrega de produtos inovadores, que contribuem para o fortalecimento da identidade e cultura das organizações.

Hoje, a empresa opera numa área de 2.000 metros quadrados, com sessenta funcionários diretos e uma produção média de 7.000 peças por mês, com uma carteira de mais de 3 mil clientes.

Além de transmitir a missão da empresa, as peças produzidas pela Colbeck também são elaboradas com muito estilo, adequando ao sentimento que o cliente deseja transmitir.

Clique abaixo para conferir os produtos do nosso catálogo!

Se você gostou deste conteúdo, confira outros que podem ser do seu interesse:

 

 


Newsletter