x

Post

Tudo que você precisa saber sobre uniforme para restaurante

 

No universo da gastronomia é essencial causar boa impressão. Por isso, investir em uniforme para restaurante é uma excelente maneira de ajudar no aspecto visual, afinal, ninguém deseja ser atendido em um estabelecimento por uma pessoa com roupas inapropriadas.

Pensando nisso, adotar uma vestimenta adequada no ambiente de trabalho cria a imagem de um local higiênico, seguro e confiável. Além disso, a padronização do fardamento é importante para a fidelização dos clientes.

O uso de uniformes também ajuda na diferenciação dos colaboradores e na administração do estabelecimento, no qual cada indivíduo será diferenciado conforme os setores com um fardamento profissional.

Ficou interessado sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo e conheça a importância e os modelos de uniforme para restaurante!

 

Qual a importância de uniforme para restaurante?

Cada detalhe é primordial na criação da imagem da marca para o consumidor. Então, quando o assunto é alimentação, a atenção deve ser redobrada. Engana-se quem pensa que só a qualidade da comida basta, é preciso planejar todo o conceito do empreendimento.

Portanto, confira abaixo a importância do uniforme para restaurante!

 

Importância 01# Identificação

Uma das principais funções dos uniformes é diferenciar os clientes dos colaboradores, o que facilita na comunicação, pois dessa forma a pessoa não terá dificuldade em identificar o garçom para realizar o pedido.

Além da vestimenta servir para destacar o serviço, ela também precisa ser usada por todos os funcionários, desde o chefe de cozinha até o ajudante, até porque o estabelecimento está seguindo as normas de segurança e limpeza. Isso ajuda os colaboradores a organizarem os setores.

A questão é, quando se trata de comida, as pessoas costumam ser mais rigorosas, portanto, formar uma opinião positiva no consumidor é muito importante para o crescimento da marca.

 

Importância 02# Higiene e segurança

A higiene nos setores alimentícios é um fator indispensável e deve seguir as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que indica, por meio da norma RDC N°216, que “os manipuladores de alimentos devem ter asseio pessoal, apresentando uniformes compatíveis à atividade, conservados e limpos”.

A resolução também recomenda que os fardamentos sejam trocados diariamente, para evitar a sujeira. Essas precauções devem ser adotadas tanto no guarda-pó e calça, como também nos acessórios complementares: luvas, toucas e botas emborrachadas, que oferecem segurança e evitam possíveis choques elétricos. 

É importante lembrar que os profissionais que trabalham no ambiente gastronômico estão sujeitos aos diversos acidentes. Por isso, suas vestimentas devem ser, além de esteticamente bonitas e práticas, seguras para o funcionário.

 

Importância 03# Fortalecimento da marca

O uniforme para restaurante reflete a marca da empresa. Por isso, o cuidado de limpar as peças  é indispensável. Afinal, não é algo bom se a sua marca for associada com falta de higiene ou de irresponsabilidade.

A garantia de uma boa aparência na uniformização é a estratégia ideal para fortalecer a imagem do seu empreendimento. Se essa imagem for bem construída, o público identificará rapidamente a ideia que a empresa deseja transmitir, ficando mais fácil de as pessoas se conectarem com o trabalho que é desenvolvido.

 

Qual o tecido ideal para uniforme para restaurante?

Após mostrar a importância de adquirir um uniforme para o seu estabelecimento, está na hora de procurar o tecido ideal para o modelo do fardamento. 

No entanto, existem diferentes tipos de tecidos que podem definir a sua marca e vestir os seus funcionários com conforto e praticidade. Tudo depende da função que cada colaborador exerce.

Desse modo, o ideal é antes ter conhecimento do tecido para saber se ele se encaixa perfeitamente na função a ser exercida, como:

 

Algodão

O algodão é feito a partir de fibras naturais e é o tecido mais confortável e fresco. Esse tecido tem a capacidade de absorver melhor a transpiração, o que permite a respiração da pele e ajuda a amenizar o calor. 

Outro motivo para o algodão ser tão procurado é a alta durabilidade, sendo ideal para os funcionários que trabalham realizando grande esforço físico, como operários, vendedores, representantes comerciais, gastronômicos e profissionais da saúde, entre outros.

 

Poliéster

O poliéster é proveniente de fibras sintéticas e é conhecido por ser mais resistente. Por isso, esse material amassa com menos frequência e seca com mais facilidade após a lavagem. Além disso, ele possui um bom custo-benefício.

As fibras de poliéster também podem ser misturadas com as fibras naturais para a produção de tecidos, detendo de propriedades sintéticas, ou seja, mais resistente e macias.

 

Tecido Terbrim

O Terbrim é conhecido pela alta resistência e por possuir aspecto diferenciado, fashion e moderno. Sua composição é de 67% poliéster e 33% algodão, garantindo durabilidade e facilidade na secagem, uma vez que a chance de amassar é baixíssima, sendo ideal para ambientes de trabalho por ser confortável. 

Além disso, possui baixo índice de encolhimento quando colocado em lavagem industrial. Também é referência no mercado na categoria de tecidos mistos e pode ser utilizado em calça, guarda-pó e avental.

 

Tecido brim profissional

O brim profissional é feito de algodão, linho e fibra sintética, entre outros. Por conta dessa composição, ele é muito resistente. Esse tecido é indicado para atividades operacionais, industriais, médicas, construção civil e técnicos de cozinha.

É importante ressaltar que o brim oferece conforto, durabilidade, facilidade na hora de lavar e resistência ao atrito, fatores que são importantes para quem suja e utiliza muito o uniforme, o que pode gerar economia por ser um material mais duradouro. 

 

Tecido Gabardine

O gabardine é feito exclusivamente para a confecção de calça, guarda-pó e avental,  uniformes para restaurante usados como vestimenta de chefe de cozinha, garçons e atendentes.

Possui um acabamento limpo, é resistente e duradouro. Torna-se mais brilhoso com o tempo e, como se trata de um tecido mais encorpado, ele agrega uma excelente caimento. Sendo a sua composição de 67% poliéster e 33% algodão.

 

Quais são os modelos disponíveis no mercado?

Os uniformes para restaurante estão disponíveis em diversas cores e tecidos. Eles podem ser escolhidos da forma que a empresa desejar para que tudo se encaixe perfeitamente com a identidade visual.

Mas, é muito importante que o funcionário forneça seu feedback para que a empresa saiba se o uniforme funciona da forma como eles idealizaram. Isso é mais uma forma de demonstrar a importância e o cuidado com os colaboradores.

Portanto, confira alguns modelos de uniforme para restaurante que você pode investir em seu empreendimento:

 

Guarda-pó preto

 

 

Guarda-pó branco

 

Esses modelos são de guarda-pó e dolmãs para chefes e assistentes de cozinha, entre outros, mas que ainda existem os aventais para as pessoas que trabalham no salão do restaurante, por exemplo.

Contudo, agora que você já sabe a importância de uniforme para restaurante, basta conhecer a loja Colbeck para encontrar os uniformes ideais para a sua empresa.

 

Conheça a Colbeck 

A Colbeck é especialista na confecção de uniformes personalizados para empresas dos mais diversos segmentos e utiliza os melhores tecidos para uniformes profissionais disponíveis no mercado.

No setor de peças femininas, temos camisetas, camisete feminina, colete, guarda-pó, jaqueta, jaqueta leve, moletom e polo. As nossas peças masculinas são avental/envelope, calça, camisa brim, camisa social, camiseta, colete, esportivo, guarda-pó, jaqueta, jaqueta leve, macacão, moletom e polo.

A Colbeck atua no mercado há mais de 30 anos, oferecendo uniformes profissionais exclusivos e personalizados para cada parceiro.

Nosso processo de produção possui um rigoroso controle de qualidade. Esses esforços, alinhado ao cuidado com o conforto, beleza e, principalmente, estilo , garantem a entrega de produtos inovadores que contribuem para o fortalecimento da identidade e cultura das organizações.

Hoje, a empresa opera numa área de 2.000 metros quadrados, com sessenta funcionários diretos e uma produção média de 7.000 peças por mês, com uma carteira de mais de 3 mil clientes.

Além de transmitir a missão da empresa, as peças produzidas pela Colbeck também são elaboradas com estilo, adequando ao sentimento que o cliente deseja transmitir.

Clique abaixo para conferir os produtos do nosso catálogo!

Se você gostou deste conteúdo, confira outros que podem ser do seu interesse:

 

 


Newsletter