Carregando...
Colbeck Uniformes

Notícia

Descubra o que a lei diz sobre o uso de uniformes

11 | janeiro
Descubra o que a lei diz sobre o uso de uniformes

Descubra o que a lei diz sobre o uso de uniformes

Os uniformes empresariais fazem parte da rotina e das diretrizes de muitos locais de trabalho, com cada instituição definindo suas normas em relação à vestimenta. 

Apesar de ser um hábito comum, ainda surgem muitas dúvidas sobre as questões legais que envolvem esse assunto. Afinal, acima de tudo, deve-se seguir a lei para evitar problemas maiores, tanto para os empregados, quanto para o empregador. 

Você tem dúvidas sobre isso? Se sim, acompanhe o nosso texto para descobrir as respostas para as principais perguntas sobre a lei e uso de uniformes! Boa leitura. 

As empresas podem exigir o uso de uniforme?

Sim, segundo o Artigo 456-A da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Essa obrigação deve estar descrita no contrato de trabalho, para que o empregado tenha ciência de seus deveres, que também pode incluir sapatos e acessórios específicos. 

As empresas podem ser obrigadas a adotar uniformes?

Quando houver necessidade do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), o empregador tem a obrigação de fornecer esses itens para os trabalhadores, de forma adequada para que realizem o trabalho com segurança. É o que diz o artigo 166 da Consolidação das Leis de Trabalho. 

Além disso, os equipamentos devem ter o certificado de aprovação do Ministério do Trabalho. 

Pode se definir um dress code?

A empresa pode exigir um determinado tipo de vestimenta e acessórios, mesmo que não conte com uniformes profissionais. 

O funcionário que não usa o uniforme pode ser punido?

Quando essa é uma exigência legal ou da empresa, ou, ainda quando é exigido o dress code, podem haver punições. Se essas obrigações constarem no contrato de trabalho, o empregado pode sofrer advertências  e eventualmente, a suspensão. 

Porém, o empregador também deve agir com bom senso ao definir a vestimenta obrigatória: deve ser confortável para o trabalho, não expor o trabalhador a situações vexatórias, não ser revelador e nem conter frases humilhantes ou de duplo sentido.

Quem deve custear o uniforme empresarial? 

Sempre que houver a necessidade dos EPIs ou que a empresa exigir o uniforme, o pagamento é responsabilidade do empregador. Porém, quando o uso é opcional, os funcionários podem arcar com todo o valor ou uma parte. 

O colaborador deve pagar pelas roupas apenas no caso de reposição por perda ou dano, desde que tenha assinado uma espécie de termo ao receber o uniforme, conforme o artigo 462 da CLT. 

Tenha os melhores uniformes na sua empresa!

Agora que você já sabe quais são as obrigações legais que envolvem o uso de uniformes empresariais, ofereça essa praticidade para seus funcionários e beneficie a imagem do seu negócio. Conte com a Colbeck para adquirir peças de qualidade incrível, do jeito que você imagina. Entre em contato conosco clicando aqui.

 

Compartilhe também: